O que significa quiromancia
Share
Crédito da arte: Zinkevyech, de Getty Images
Por Sachi Devi Dasi
A palavra quiromancia deriva do grego antigo, onde cheir significa "mão" e manteia significa "adivinhação". Assim, quiromancia é a prática de interpretar as características das mãos — como linhas, montes e formato — para obter insights sobre a personalidade, o destino e os acontecimentos futuros de uma pessoa.
Embora frequentemente associada à adivinhação, a quiromancia vai além disso. Trata-se de uma arte que combina observação, interpretação e conhecimento simbólico para trazer à tona verdades sobre o indivíduo. Esse estudo tem origens profundas e remonta a civilizações antigas, como a Índia, a China e a Grécia, sendo utilizado tanto como uma ferramenta espiritual quanto prática.
Quiromancia, quirologia, quirosofia e outras abordagens
Eu, Sachi Devi Dasi, pessoalmente não gosto de usar a palavra quiromancia no meu trabalho, apesar de saber que é assim que a arte de ler as mãos é conhecida, acho legal você saber que há práticas com enfoques diferentes:
- Quirologia - o sufixo (final) logia vem do grego lógos, que significa "tratado, estudo, teoria". Por isso, na escola estudamos Biologia, Sociologia e há por exemplo hematologia, pneumologia, reumatologia, psicologia... Ou seja, a quirologia é mais científica e direcionada ao autoconhecimento, estudando a relação entre características físicas e padrões psicológicos.
- Quirosofia - alia a leitura de mãos a uma filosofia mais profunda, buscando compreender as lições espirituais por trás dos traços individuais, aliando conhecimentos gerais como até a temperatura da palma, mas também a psicologia da pessoa.
- Leitura cabalística das mãos - também é bastante difundida no Brasil, combinando ensinamentos místicos judaicos da Cabala, Kabbalah ou Qabalah com a interpretação das linhas e montes, ampliando o alcance dessa arte. É uma forma de quirosofia.
-
Leitura Védica - é pura quirologia, pois baseia-se no conhecimento védico, ou seja, nos Vedas (conjunto de escrituras sagradas do hinduísmo que constituem a base da literatura mais antiga do mundo). Mas se você quiser saber mais sobre os Vedas eu preciso de um texto inteiro, então comenta aqui para eu publicar 😉
A origem da "quiromancia"
A prática da leitura de mãos como quiromancia, quirologia ou quirosofia tem raízes nas tradições de autoconhecimento e astrologia. No contexto védico, ela é conhecida como hasta jyotish, onde em sânscrito, hasta significa mão e jyotish, "astrologia védica". Segundo essa abordagem, as mãos captam energia do universo, e cada sinal é influência dos planetas e fruto das ações destinadas a cada pessoa, o famoso carma (ou karma com k, em sânscrito).
A quiromancia ocidental foi influenciada por pensadores como Aristóteles, que escreveu sobre o simbolismo das mãos, e pela tradição esotérica europeia, que incorporou elementos da astrologia e da alquimia. Apesar das diferenças culturais, todas essas tradições convergem em um ponto: as mãos guardam segredos sobre quem somos e o que podemos nos tornar.
Quiromancia e autoconhecimento
Mais do que um "oráculo", a quiromancia é uma ferramenta de autodescoberta e planejamento. Ela ajuda a identificar talentos, compreender desafios e alinhar escolhas de vida com os propósitos mais profundos. Por meio dessa prática, é possível enxergar padrões e direcionar esforços para superar obstáculos e pricipalmente entender onde é mais necessário desapegar-se.
Se você quer aprender um pouco mais sobre leitura de mãos, continue por aqui e mande uma mensagem para a gente, compartilhando o que você entendeu ou qual a sua maior dúvida sobre a sua mãozinha.
Quer aprender mais sobre quirologia e descobrir o que as mãos têm a revelar?
👉 Entre no grupo gratuito de interesse em Leitura de Mãos, clicando neste link.
👉 Para fazer a sua leitura, basta clicar aqui.